Trabalho em parceria da ACCeasa com equipe da CeasaMinas reduz valor da tarifa de RDC

A Comissão de RDC, formada por membros da ACCeasa e CeasaMinas, anunciou, no final do mês de agosto, a redução da tarifa de rateio das despesas comuns (RDC), de R$ 13,15 para R$ 12,00 nos meses de vencimento de outubro, novembro, dezembro/2019 e janeiro/2020.

De acordo com Mário Tadeu Chaves, diretor financeiro da ACCeasa e diretor da comissão de RDC, a redução na tarifa só foi possível nesse momento graças à atuação com sucesso no controle dos gastos, principalmente com as renegociações dos contratos terceirizados e a implantação do orçamento anual, fatos que propiciaram a geração de um superávit expressivo que permitiu essa tomada de decisão. “A comissão de RDC trabalha incansavelmente no gerenciamento das despesas de manutenção do condomínio, sempre objetivando maior eficiência com menor custo. Como já dito em outra ocasião, às vezes pecamos pela morosidade na contratação e execução dos serviços, devido aos princípios legais que regem a empresa pública”. O diretor explica que, para melhorar essa situação, a comissão está estudando a possibilidade de a ACCeasa assumir a gestão da RDC. “Assim, poderemos implementar a celeridade necessária na resolução dos problemas do entreposto”.

Gestão orçamentária
A Comissão Permanente de Rateio das Despesas Comuns é composta atualmente por representantes da ACCeasa e CeasaMinas e tem como objetivo acompanhar os lançamentos das despesas comuns, racionalizar esses custos e, também, melhorar a qualidade dos serviços.

O presidente da Comissão, Juliano Maquiaveli, diretor financeiro da CeasaMinas, fala sobre a importância desse trabalho. “A Comissão é composta pelos funcionários da Ceasa, através dos gerentes dos departamentos envolvidos na gestão do Condomínio e três representantes dos comerciantes. Fazemos as pautas mensais e discutimos os problemas, soluções, custos e demais demandas do entreposto de Contagem, que não são poucas diante da complexidade, tamanho e volume de envolvidos no dia a dia”. Juliano Maquiavelli destaca a parceria do trabalho com os comerciantes. “Os representantes da ACCeasa, que participam, tem dado uma ótima contribuição, trazendo um pouco da eficiência privada para uma empresa pública”.
De acordo com Juliano Maquiaveli, o resultado desse trabalho, iniciado em 2016, é fruto, principalmente, da gestão orçamentária dos custos da RDC, baseada em um orçamento anual. “Estamos conseguindo, ano a ano, comparar o previsto do realizado e fazendo adequações constantes em termos de custos e modelos de contratos. Lembro que estamos nos preços de RDC de 2016 tendo uma melhoria nos contratos de manutenção e segurança, através da instalação da Delegacia de Polícia Civil no entreposto, a troca da cavalaria por motos, que trouxe mais eficiência na segurança e o novo modelo de contrato do lixo, manutenção de câmeras e telhados. Precisamos e temos outras melhorias a conquistar, mas as que tivemos conseguimos adequar sem aumento nos custos”.

Prioridade
Juliano Maquiaveli destaca que o objetivo da Comissão é conseguir, em conjunto com a CeasaMinas e a ACCeasa, um menor custo em termos de condomínio e com a melhora na eficiência. “Redução no custo Ceasa é o interesse da empresa, pois perpetua o cliente, reduz o custo do produto final, ajuda minimamente ao consumidor mineiro e, automaticamente, a União, que é detentora do entreposto”.

Transparência
A ACCeasa trabalha constantemente para manter seus associados informados, oferecendo total transparência sobre as despesas lançadas na RDC. A Conta Gráfica do Rateio das Despesas Comuns é disponibilizada no site da ACCeasa e a Conta Gráfica Sintética é publicada mensalmente no Jornal da ACCeasa.

Comissão de RDC:
Objetivo: Definir, discriminar e regulamentar as despesas que devem compor o Rateio das Despesas comuns.

Representantes da ACCeasa:
Mário Tadeu Chaves | Diretor da Comissão
Márcio Ferreira | Coordenador da Comissão
Marcos José da Costa Mello | Conselheiro

Representantes da CeasaMinas:
Efetivos
Diretoria de Administração e Finanças – Juliano Maquiaveli Cardoso (Presidente da Comissão);
Diretoria Técnico-Operacional – Marcelo Lana Franco;
Gestor do Departamento Jurídico – Christianno Inácio de Sousa;
Gestor do Departamento de Engenharia e Infraestrutura – Gina Rodo Mantilla;
Gestor do Departamento de Operações – Vinícius Dias Barros;
Gestor do Departamento Financeiro – Sanzio Pereira Soares,
Gestor do Departamento de Planejamento – Rosinélia Veloso Coelho;
Chefe da Seção de Unidades do Interior – João Felisberto Miranda.

Suplentes
Chefe da Seção de Cadastro – Thiago Resende Machado Andrade;
Gestor do Departamento Técnico – Tarcísio Fernandes Caetano da Silva.

Fonte: Jornal da ACCeasa nº 170 | Outubro de 2019
Clique aqui para ver a edição completa.