Trabalho e dedicação

 

Joaquim Oscar Alvarenga – Seção de Agroqualidade
Na CeasaMinas desde 1977

“Realmente, tenho muita história para contar”, afirma o chefe da Seção de Agroqualidade da CeasaMinas, Joaquim Oscar Alvarenga, que, ao longo de 42 anos de trabalho, consolidou sua carreira na empresa. “Durante esses anos trabalhei em quase todos os setores”, destaca o funcionário. Joaquim iniciou suas atividades na CeasaMinas aos 23 anos, em 1977. Após todo esse tempo de trabalho, avalia que o seu sentimento é de dever cumprido. “Fizemos parte da implantação e evolução da CeasaMinas. Passamos noites e noites acompanhando o mercado, pois o comércio sempre começou de madrugada”.
A Gerência do Mercado do Produtor do Rio Doce, hoje Ceasa Caratinga, foi a primeira função desempenhada por Joaquim, na CeasaMinas. “Quando cheguei à Caratinga o Mercado do Produtor do Rio Doce estava em construção. Coordenei as atividades pré-operacionais de sensibilização de produtores, comerciantes, lideranças locais e regionais visando a transferência da comercialização de frutas e hortaliças, que era realizada na Avenida em frente ao Mercado Municipal, em cima dos veículos, debaixo do sol e da Chuva”. Em maio de 1981 foi transferido para a Ceasa Contagem para ocupar a Chefia do Departamento de Mercado Atacadista, hoje Departamento de Operações.

No Departamento de Mercado Atacadista, Joaquim coordenou as atividades operacionais do Entreposto de Contagem. “Fui, também, chefe do Departamento de Mercado Varejista, onde coordenava as atividades operacionais dos Mercados Distritais do Cruzeiro, Barroca, Santa Tereza, Feira Coberta do Padre Eustáquio e Varejão da Unidade de Contagem”.
Joaquim destaca, ainda, a atuação no Depoc – Departamento de Operações da Capital, hoje, Depop – Departamento de Operações e no Departamento de Apoio Operacional, responsável pela assistência técnica, implantação e organização de Mercado e feiras no interior do Estado.

O funcionário relata, também, a Gerência da Ceasa de Uberlândia. “Era o responsável pela coordenação das atividades técnicas, operacionais, administrativas e financeiras da Unidade”, relembra, destacando, também as chefias do Centro de Operações e da Seção de Agroqualidade. “Fui chefe da Seção de Agroqualidade por três vezes, função que desempenho atualmente. Sou responsável por cursos, treinamentos, trabalhos de pesquisa, palestras técnicas, reuniões na área da pós-colheita de frutas e hortaliças junto aos produtores, comerciantes, universidades e entidades de pesquisa”.
Recentemente, Joaquim atuou como Gestor do Departamento de Operações, responsável pelas atividades operacionais do entreposto de Contagem, tendo vinculadas as Seções de Cadastro, Logística do Mercado Interno, Seção de Cadastro e Seção de Zeladoria.

Expectativas
Joaquim destaca a importância da empresa no abastecimento dos alimentos do estado e do país. “A CeasaMinas é responsável pelo estímulo à produção de frutas e hortaliças, sendo nosso estado o segundo maior produtor de olerícolas do Brasil”. De acordo com o funcionário, o país precisa vencer os desafios para que aconteça uma modernização nacional do abastecimento. “Espero que nossos governantes fomentem políticas que visem a modernização do sistema de distribuição e abastecimento dos alimentos, estimulando cada vez mais a produção de frutas e hortaliças no país, que são saudáveis e imprescindíveis em nossa alimentação, fomentando a geração de emprego e renda”.