Fique seguro
– Elabore projetos de segurança com seus vizinhos comerciantes, para que possam fazer a vigilância mútua. Cidadãos infratores aproveitam a oportunidade para agir.
– Nunca deixe grande quantidade de dinheiro nos caixas e nem em pochetes! Restrinja apenas à quantia que for necessária.
– Evite deixar no comércio apenas um funcionário. Enquanto um cidadão infrator desvia sua atenção, o outro furta mercadorias e dinheiro.
– Não instale caixas na entrada do estabelecimento comercial. Isso atrai a atenção de cidadãos infratores, pois a fuga é facilitada.
– Instale alarme no comércio. Ele pode ser útil se houver alguma ação delituosa.
– Em caso de qualquer emergência ou urgência, no interior da Ceasa, o Olho Vivo deve ser acionado através dos números (31) 3394-7067 ou (31) 3399-3444. Tal medida deve ser tomada antes mesmo de acionar o 190, para cerco, bloqueio e interceptação de possíveis autores de crimes no entreposto. (O Olho Vivo tem comunicação direta e ininterrupta com todos os policiais e vigilantes ao mesmo tempo, através de comunicação via rádio e celular). Essa ação auxilia uma pronta resposta por parte da Polícia Militar, com vistas a realizar a prisão dos infratores.
– O Pelotão Ceasa está disponível para qualquer orientação, pelo telefone: 3394-1217, bem como, pessoalmente, para registro de BO.
Colaboração: Pelotão da PM na Ceasa
Disque Denúncia
– O Disque Denúncia é uma ferramenta eficiente para ajudar a polícia no enfrentamento da criminalidade.
– Funciona com uma central de atendimento destinada ao recebimento de informações que possam auxiliar o trabalho policial.
– Para denunciar basta ligar, gratuitamente, para o número 181.
– O anonimato é a característica principal do Disque Denúncia. O informante não precisa se identificar e sua ligação é mantida em sigilo absoluto.
– A denúncia também pode ser feita pessoalmente na 7ª DP.
– Funcionamento: de segunda à sexta-feira, das 8h30 às 12h e das 14h às 18h30.
Colaboração: 7º Delegacia de Polícia Civil de Contagem
Natal seguro: prevenir é a melhor medida
– Não mostre dinheiro em público: Prefira sempre cartões de crédito. Se o dinheiro for a única opção, fracione os saques.
– Sacolas à vista no carro: Nem vidros com película escondem pacotes nos bancos.
– Bolsas e mochilas grandes e abertas: Tenha preferência pelos modelos pequenos, que fiquem atravessados e com ziper, pois dificultam a ação dos bandidos.
– Ao se deslocar para áreas bancárias: Tenha sua atenção voltada para indivíduos e atitudes suspeitas.
– Tenha sempre em mãos telefones úteis e necessários. Na Ceasa, utilize estes números para acesso rápido:
Olho Vivo: 3394-7067 / 3399-3444
Pelotão da PM: 3394-1217
Não basta apenas confiar no policiamento e segurança. É importante que as pessoas estejam atentas e tomem medidas de prevenção.
Colaboração: Sergio Luiz – Empresa de Vigilância Plantão