Aprovado pelos usuários do mercado, após período experimental de três meses, o novo modelo de coleta de lixo foi oficializado, a partir de 20 de dezembro de 2017, junto à empresa Terrayama. Neste novo modal, a empresa disponibiliza caminhões para a coleta em rotas e horários predefinidos.
Desde o início do processo, em setembro de 2017, foram realizadas várias reuniões com representantes da empresa Terrayama, da CeasaMinas e das entidades representativas do entreposto para discussões sobre a operacionalidade do novo modelo.
Na avaliação de todos, o processo é eficiente mas é necessário que a comunidade do entreposto colabore, cumprindo orientações já divulgadas: embalar o lixo em sacos resistentes e bem fechados e respeitar os horários da coleta, colocando o lixo para fora do estabelecimento comercial apenas no horário definido para a passagem do caminhão.
De acordo com a zeladoria da CeasaMinas, todos devem respeitar os horários estipulados para a passagem do caminhão: “os responsáveis por situações irregulares nesse processo serão notificados e autuados, de acordo com o Regulamento de Mercado”.
Uma vez efetivada toda a rota definida, o caminhão não pode retornar para coletar material colocado fora do horário. A volta do caminhão gera despesas que não estão previstas no aditivo ao contrato oficializado com a empresa Terrayama.