Mudança: CeasaMinas terá, em fase de teste, novos espaços para veículos leves

A CeasaMinas vai implantar, brevemente, em fase de teste, dois novos espaços, inicialmente para veículos leves, no entreposto de Contagem, para melhorar o trânsito local. Um dos espaços fica próximo ao antigo Vita Sopa e o outro localiza-se atrás do pavilhão Z, conforme detalhado no mapa a seguir. Somados, os dois locais terão capacidade para receber cerca de 1300 veículos leves. O objetivo é liberar o entorno do Mercado Livre do Produtor (MLP) e as frentes das lojas para compradores, especialmente aqueles que usam caminhões.

A mudança foi definida após estudos realizados por uma comissão formada por membros da CeasaMinas e das associações de produtores rurais (Aphcemg) e comerciantes (ACCeasa).

Com a novidade, entre 21h e 7h da manhã, veículos leves sem a CREDENCIAL DE PERMISSÃO DE ACESSO PELA BR-040 deverão entrar na CeasaMinas pela Portaria das Motos, AVENIDA SEVERINO BALESTEROS, sendo que, antes das 4h será exigida a carteirinha do usuário para todos os ocupantes do veículo para liberação da entrada.

Entre 7h e 21h o acesso será realizado apenas pela portaria da BR-040.

Implantação
Até que as novas condutas para acesso com veículos leves ao entreposto de Contagem pela portaria da BR-040 sejam implantadas, os novos espaços podem ser ocupados espontaneamente. Alguns usuários já aderiram às novas ações e estão utilizando o espaço amarelo, localizado próximo aos pavilhões U, V, X e Z (foto).
Conforme demonstrado pela foto, as ações adotadas pela CeasaMinas, ACCeasa e Aphcemg já encontram a adesão do mercado, antes mesmo de sua implantação oficial. Os novos espaços já são sucesso no entreposto e, podem ser utilizados enquanto é realizada a atualização de cadastros para liberação das Permissões de Acesso.
A implantação das novas áreas é uma parceria entre a CeasaMinas, a ACCeasa e a Aphcemg. Pela CeasaMinas, o projeto está sob a coordenação da Diretoria Técnico-Operacional (Dirtec).

Permissões de acesso
Os concessionários que tenham necessidade de acessar o entreposto com veículo leve pela BR-040, no horário de 21h às 7h, devem entrar em contato com a ACCeasa, a Aphcemg ou o plantão da CeasaMinas no MLP, para solicitar a PERMISSÃO DE ACESSO. As permissões, sujeitas a análise do cadastro e disponibilidade de vagas, serão distribuídas em quantidade proporcional ao tamanho das lojas.

Liberação de espaços
As alterações nas regras de acesso ao entreposto, em fase de testes, têm como objetivo melhorar o atendimento ao cliente mediante a reorganização do trânsito interno com a liberação de novos espaços para permanência de veículos leves para que as vagas de carga e descarga sejam destinadas exclusivamente para movimentações de mercadorias, aumentando a eficiência logística dentro do entreposto.
O diretor-presidente da ACCeasa, Noé Xavier, explica que atualmente as vagas de carga e descarga, em sua maioria, estão sendo ocupadas por veículos de colaboradores ou prestadores de serviços, impedindo a chegada do cliente aos pontos de vendas. “É uma situação grave, que tem afastado os clientes, levando grandes empresas para fora do entreposto. Portanto, será necessária a união de todos os envolvidos na cadeia de comercialização para revertermos essa situação”.

Os espaços disponíveis para permanência de veículos leves foram organizados por cores. Dessa forma, a partir do acesso, já é possível gerir e organizar o destino do veículo leve de acordo com a cor da PERMISSÃO DE ACESSO utilizada antes das 7h para acessar o entreposto pela portaria da BR-040.
Noé Xavier informa, também, que, com o direcionamento dos veículos dos usuários envolvidos na cadeia de comercialização para os novos espaços, serão liberadas as áreas de carga e descarga para atender aos clientes compradores. “A ideia é irmos dividindo a ocupação dos espaços, desde a madrugada, para que o trânsito permaneça organizado durante os horários de maior movimento. Os usuários com permissão de acesso devem ficar atentos para não descumprir as regras internas e as regras do código de Trânsito Brasileiro, para evitarem problemas com a fiscalização da Polícia Militar e Segurança Interna. Não será permitido parar em locais proibidos, estacionar sobre passeios ou em fila dupla. Esses tipos de infrações podem ocasionar multas ou perda da PERMISSÃO DE ACESSO pela BR-040 antes das 7h da manhã”.
De acordo com Noé Xavier, eventuais correções poderão ser adotadas no decorrer da implantação do novo sistema de acesso ao entreposto de Contagem. “Contamos com a participação e compreensão de todos os usuários”.

Conscientização
Noé Xavier destaca a importância da conscientização e colaboração de todo o mercado para o sucesso desse novo projeto. “Solicito aos nossos empresários que levem as informações relacionadas à liberação de espaço e novas condutas de acesso aos seus funcionários. É muito importante pesquisar e conhecer todas as regras e fazer esse comunicado aos seus funcionários e clientes. Todos que serão atingidos pelas novas normas precisam conhecer, principalmente, as razões e os motivos desta alteração”.
Para o diretor, é necessário que todos os usuários do entreposto compreendam a importância desse processo, para manter os veículos dos funcionários que ficam o dia todo dentro do entreposto nos novos espaços, possibilitando que o cliente possa acessar as lojas com mais facilidade e realizar suas compras, o que resultará na melhoria da capacidade do comércio e na geração de empregos.

Teste
“Este é um teste, sendo que nossa meta é fazer uma gestão eletrônica com uma cancela SEM PARAR”, explica Noé Xavier. De acordo com ele, nesse teste serão identificadas as demandas do mercado. “Os locais estão sendo liberados de forma provisória, porque é necessário fazer um teste para compreender a demanda”.
O diretor enfatiza que, ao ser direcionado para os novos espaços, o funcionário deve ter conhecimento de que essa é uma situação provisória. “Com a execução de obras que visam a melhoria desses espaços, serão disponibilizadas melhores condições de acesso para os usuários”.

Noé Xavier agradece a participação de todos na execução desse projeto, como o Conselho de Administração da ACCeasa, a Aphcemg, o Sindicar, a Coophemg, a diretoria e funcionários da CeasaMinas, bem como aos empresários associados e parceiros. O diretor pede a união e compreensão dos usuários do entreposto para eventuais impactos na etapa inicial de implantação desse projeto. “As regras foram criadas e aprovadas pelas entidades representativas do entreposto. É importante que todos se programem, antecipando o horário de chegada ao mercado. Esta é uma proposta provisória para a gestão dos espaços internos e, principalmente, da permanência de veículos leves em nosso mercado”.

Expectativas
Liberação de acessos para veículos leves traz expectativa de organização do trânsito e desenvolvimento econômico do entreposto

“Estamos vivendo um momento histórico na CeasaMinas. A liberação de novos espaços para acesso de veículos leves em nosso mercado é uma medida de muita importância para a fomentação do comércio, que resultará em melhor desempenho nas vendas, trazendo, consequentemente, o desenvolvimento econômico do entreposto e a geração de empregos.
Nosso objetivo, com a organização do trânsito interno e disponibilização de vagas para as operações do mercado é, principalmente, proporcionar mais conforto, com melhor atendimento ao cliente.

Esta ação faz parte de um processo contínuo de melhorias, iniciado pela CeasaMinas e as associações representativas do mercado, para proporcionar melhores condições de atendimento aos nossos clientes.

Conclamamos a todos que desenvolvem suas atividades no entreposto, sejam empresários, produtores, carregadores ou colaboradores, a abraçarem essa causa. Vamos trabalhar juntos e unidos para manter os melhores espaços dentro do mercado e oferecer melhor atendimento ao nosso cliente.”

Noé Xavier da Silva – Diretor-presidente da ACCeasa – Associação Comercial da Ceasa de Minas Gerais

 

“A construção de novos espaços para veículos leves é muito importante para todos os produtores e lojistas que trabalham na CeasaMinas. Sabemos que existem muitos compradores que não vêm mais ao mercado por não terem como estacionar seus veículos. Ao retirar os carros de passeio do entorno do MLP e das lojas, eles terão um melhor acesso aos locais de compra e provavelmente teremos um crescimento nas vendas. Acredito que podemos chegar a ter um impacto de até 30% no comércio dentro do entreposto de Contagem.”

Ladislau Jerônimo de Melo
Presidente da Aphcemg – Associação dos Produtores de Hortifrutigranjeiros das Ceasas do Estado de Minas Gerais

 

“Considero excelente a iniciativa conjunta da ACCeasa, Aphcemg e CeasaMinas para a disponibilização destes novos espaços de acesso para veículos leves no entreposto de Contagem, que é de vital importância para o livre trânsito dos nossos clientes.

Esta medida irá fortalecer a comercialização, deixando o platô principal liberado para carga e descarga das mercadorias e demonstra, também, o atual bom relacionamento entre produtores e lojistas, que, juntos, se dispõem a enfrentar os principais problemas do mercado, trabalhando para o bem comum e dando o exemplo de que, quando se tem boa vontade, boas coisas acontecem.”

José Antônio Dias Silveira
Presidente da Coophemg – Cooperativa dos Produtores de Hortifrutigranjeiros do Estado de Minas Gerais

“A liberação de novos espaços para veículos leves dará racionalidade e mobilidade aos frequentadores do entreposto e vai fomentar uma maior fiscalização e identificação de indivíduos estranhos ao meio, por parte da CeasaMinas. Ao restringir a circulação de veículos leves, na plataforma junto ao MLP – Mercado Livre dos Produtores, será facilitada, a operação de carga e descarga, diminuindo a distância percorrida pelos carregadores e o tempo gasto na operação, orientando os empregados das entidades no passo seguinte à adequação da correta mão de direção e estacionamento, assim como, excesso de volumes, circulação de carrinhos no MLP e de pedestres. A medida resultará, certamente, no bom funcionamento de toda a Ceasa, visando melhorar a infraestrutura para buscar novos clientes e benefícios para todos.”

Ailton Teodoro da Silva
Diretor Operacional do SINDICAR-MG – Sindicato dos Carregadores dos Mercados Livres dos Produtores e de Hortifrutigranjeiros do Estado de Minas Gerais

Mais informações:
(31) 3399-3426 – Departamento de Operações da CeasaMinas
(31) 3394-1155 – Associação Comercial da Ceasa – ACCeasa


Novas Regras
Liberação de permissão de acesso para veículos leves pela portaria da BR-040 antes das 7h

De acordo com as novas regras de conduta, que serão implantadas pela CeasaMinas, será necessária a CREDENCIAL DE PERMISSÃO DE ACESSO para o veículo entrar pela portaria da BR-040, antes das 7 horas. Já foi distribuída ao mercado, pela CeasaMinas, uma pesquisa (ficha de cadastro) para liberação de permissão de acesso. Preencha os dados solicitados e retorne a ficha para a sua associação representativa, para que seja dada sequência ao processo de liberação da PERMISSÃO DE ACESSO.

ORIENTAÇÕES GERAIS:
1. A PERMISSÃO DE ACESSO deverá ser colocada e mantida sobre o painel do veículo para monitoramento da segurança e organização do trânsito.
2. Para solicitar a PERMISSÃO DE ACESSO PARA VEÍCULOS DE COMPRADOR, os mesmos deverão procurar as entidades do entreposto e solicitá-la entre 8h e 17h. Previamente, será permitida a entrada do veículo leve do comprador que apresentar o CNPJ e o mantiver no painel.
3. Não será permitida a permanência de veículos leves SEM PERMISSÃO DE ACESSO DE COMPRADOR nos locais de carga e descarga situados no ENTREPOSTO das 21h às 7h.
4. O veículo leve deverá se dirigir para o pátio que está determinado na cor da PERMISSÃO DE ACESSO sob pena de perda da mesma.
5. Os veículos leves que estiverem estacionados em locais de carga e descarga deverão ser retirados e o condutor será orientado sobre o local correto de estacionamento.
6. A liberação do acesso do veículo leve fora do horário de funcionamento do entreposto está condicionada à apresentação das credenciais dos ocupantes dos veículos.
7. A PERMISSÃO DE ACESSO para veículos leves não substitui a credencial utilizada atualmente.
8. A Polícia Militar e a SEGURANÇA INTERNA estarão atuando em conjunto para orientar a respeito das novas condutas.

Os concessionários receberão previamente as CREDENCIAIS DE PERMISSÃO DE ACESSO. Caso você não tenha recebido a sua credencial, gentileza entrar em contato com as entidades.

Confira!
Novos espaços para permanência de veículos leves