CRIATIVIDADE E EMPREENDORISMO

Lauro G. Campos e os filhos,
Karina, Tiago e Lauro Rodrigo

Catalão Dist. de Frutas e Legumes
Na CeasaMinas desde 1985

Ao lado dos filhos, Karina, Tiago e Lauro Rodrigo, o comerciante, Lauro Gonçalves Campos, está à frente da empresa Catalão Distribuidora de Frutas e Legumes, instalada na CeasaMinas desde 1985. O comerciante explica que, à medida que foi diversificando suas atividades, os filhos se juntaram a ele e hoje a Catalão é uma empresa familiar. “Karina administra praticamente tudo aqui, principalmente o nosso setor financeiro, Rodrigo atua na informática e Tiago é o nosso gerente da área comercial”, informa. Lauro Campos conta que até chegar à CeasaMinas percorreu um longo caminho. “Estou no ramo desde 1972. Era varejista no Bairro Caiçara, quando surgiu a era “Sacolão”. Foi quando montei o primeiro sacolão, em 1981, na Av. Catalão. Veio daí o nome da empresa, fundada alguns anos depois”. O comerciante relembra o impulso que recebeu para buscar o crescimento das suas atividades. “Com a abertura de um outro sacolão, em frente à minha loja, a concorrência ficou difícil e pensei, ‘não posso ficar apenas aqui’. Comecei a abrir novas lojas. Só no interior cheguei a ter 22 lojas. A concorrência me fez crescer!”.

A CeasaMinas

Lauro Campos relata que, com o crescimento dos negócios, precisou de mais espaço para distribuição e uma central de compras. Foi quando chegou à CeasaMinas, em 1985, e nasceu a Catalão Distribuidora. “A empresa funcionava nessa mesma loja, com a comercialização de hortifrutigranjeiros – era pequena e fomos crescendo com o tempo”, recorda. Com espírito empreendedor, o comerciante logo descobriu um novo nicho de trabalho. “Em 1995 deixei de trabalhar com sacolões e fui orientar supermercados que, naquela ocasião precisavam de alguém com know how para orientações sobre exposição de produtos e trabalho com o cliente. Eles compravam os produtos e eu ensinava. Tive muito sucesso com esse trabalho”. Especializada na distribuição de mercadorias selecionadas, a Catalão possui, atualmente, mais de 70 funcionários. As redes de supermercado são seus principais clientes.

Aprendizado

Para Lauro Campos, a Ceasa representou uma grande oportunidade de crescimento e aprendizado. “Na Ceasa tive mais oportunidade e estrutura para trabalhar”, declara o comerciante, acrescentando: “A CeasaMinas, para mim foi uma escola de muito valor, porque tive um aprendizado muito grande”. O comerciante destaca, ainda, as amizades firmadas no entreposto. “Criamos aqui um vínculo de amizade muito importante. Aqui criamos famílias, que nunca vamos esquecer. Aqui “é o lugar”, finaliza.