Corpo de Bombeiros orienta sobre cuidados para evitar incêndios

Independentemente do tamanho e proporções que atinge, um incêndio sempre traz prejuízos materiais e, às vezes, pessoais. A prevenção é sempre a melhor escolha. Confira dicas importantes para evitar os riscos de um incêndio.

Respeite a sinalização indicativa – A sinalização é muito importante. Em caso de incêndio é ela que mostrará o caminho para as pessoas saírem do lugar em segurança.

Não obstrua os corredores de passagem e escadas – Em caso de incêndio eles são a esperança de uma saída rápida e segura. Mantê-los desobstruídos é fundamental para a segurança de todos que estão no ambiente.

Cuide bem da manutenção da rede elétrica – Boa parte dos incêndios ocorre por causa de curtos-circuitos elétricos. Não faça gatos e gambiarras elétricas em máquinas e na rede elétrica. Não deixe a fiação exposta.

Não sobrecarregue as tomadas – Elas não foram feitas para suportar vários equipamentos ligados ao mesmo tempo. Cultive o hábito de retirar os equipamentos da tomada no fim do expediente. Tenha cuidado com carregadores de celulares muitas vezes esquecidos ligados. Eles podem causar um incêndio.

Cuide dos seus extintores. Nunca obstrua o acesso a eles – Os extintores são às vezes a única chance de um combate a tempo de evitar que as chamas se tornem incontroláveis. Em ambientes com circulação constante de empilhadeiras é comum que aconteçam avarias em alguns extintores, tornando-os inadequados para uso. Fazer a substituição no menor tempo possível é muito importante para manter o ambiente mais preparado para uma eventual ação.

Mantenha os extintores com carga de água longe dos equipamentos energizados e dos produtos químicos inflamáveis evitando que, na hora da correria, algum desavisado use e com isso sofra uma descarga elétrica (a água conduz eletricidade).

Lembre-se – Os primeiros minutos são os mais importantes no combate a incêndio, quanto mais demorar maior a chance de que ele fique incontrolável.

Para esclarecimento de dúvidas e outras informações, procure o Pelotão do Corpo de Bombeiros instalado na Ceasa ou o Departamento de Operações da Ceasa Minas.
Bombeiro – O amigo certo das horas incertas | Colaboração: Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais – Pelotão Ceasa

Fonte: Jornal da ACCeasa nº 170 | Outubro de 2019
Clique aqui para ver a edição completa.