Coronavírus: Atuação da ACCeasa junto aos seus associados

Cientes de que uma possível paralisação acarretaria em um prejuízo muito grande para toda a sociedade em termos de fornecimento dos alimentos, concessionários, funcionários, produtores, caminhoneiros e carregadores continuam trabalhando, cumprindo sua importante missão de levar o alimento à mesa do consumidor mineiro.

Desde o anúncio da pandemia do Coronavírus, a ACCeasa se mobilizou, juntamente com a CeasaMinas, a Aphcemg e o Sindicar-MG,
além das demais entidades que atuam no entreposto, para discutir medidas e práticas de prevenção contra a doença no entreposto.

Março

Dia 19 – Reunião com entidades representativas do entreposto: instalação do Comitê de Crise para a avaliação de estratégias de combate ao Coronavírus. Participação: CeasaMinas, Aphcemg, Sindicar e demais entidades que atuam no entreposto.

A partir do dia 23 – Medidas de restrição e acesso definidas pelo Comitê: Proibição da entrada de menores de 14 e maiores de 60 anos no estabelecimento e a liberação de acesso apenas a produtores rurais, os consumidores dos entes ligados ao abastecimento, os movimentadores de mercadoria/carregadores, os motoristas de veículos utilitários e caminhões, os sócios e empregados das empresas concessionárias, bem como os empregados públicos da CeasaMinas.

Campanha de conscientização junto aos associados sobre a importância das práticas recomendadas pelos órgãos oficiais de saúde: Alertas em carro de som, instalação de totens no entreposto, distribuição de material informativo como cartazes, banners e faixas; Divulgação de mensagens orientativas por meio das redes sociais; Jornal da ACCeasa (ACCeasa Acontece – edições nº 173 a 175: recomendações para prevenção da doença nas atividades do entreposto.

Divulgação, nas redes sociais e no Jornal ACCeasa Acontece nº 174, do Decreto nº 1.583, de 17 de abril de 2020, da Prefeitura de Contagem, sobre a exigência do uso de máscaras fora das residências e nos estabelecimentos aptos a funcionar.

Distribuição de cartazes aos associados para fixação em seus estabelecimentos com orientações sobre o uso de máscaras e medidas de distanciamento exigidas no Decreto da Prefeitura Municipal de Contagem.
Divulgação, nas redes sociais e no Jornal ACCeasa Acontece nº 174, de Recomendação Notificatória encaminhada pelo Ministério Público do Trabalho à CeasaMinas sobre providências que devem ser adotadas para garantir a saúde de todos os envolvidos nas diversas relações de trabalho em face da pandemia do Coronavírus/Covid-19.

Reuniões com o prefeito de Contagem, Alex de Freitas. Pautas: Medidas de prevenção ao Coronavírus na CeasaMinas. Discussão sobre formas de liberação de funcionamento dos restaurantes no entreposto.

Junho

CeasaMinas instala Túnel de Desinfecção de calçados e pernas. Equipamento foi disponibilizado ao entreposto pela empresa Villefort Atacadista, em parceria com a ACCeasa.

Empresários desenvolvem ações em seus estabelecimentos para diminuir os riscos de contágio pela Covid-19 e oferecer mais segurança aos funcionários e clientes durante a pandemia. Mudanças nos horários de trabalho, para evitar aglomerações, distribuição de máscaras aos funcionários, instalação de totem display de álcool em gel e tapete sanitizante pedilúvio, além de rigorosa higienização nas lojas, estão entre as medidas desenvolvidas pelos lojistas da CeasaMinas, entreposto de Contagem, para proteger a saúde de funcionários e clientes.

Resolução da diretoria da CeasaMinas atualiza regulamentação para funcionamento do entreposto durante a pandemia do Coronavírus, devido à circunstância extraordinária apresentada pela pandemia do coronavírus.