Reconhecimento

Ricardo Fernandes Martins
Na CeasaMinas desde 1976

O Coordenador do Setor de Informações de Mercado da CeasaMinas, Ricardo Fernandes Martins, tinha exatos 18 anos quando iniciou suas atividades na CeasaMinas, em agosto de 1976, no cargo de Auxiliar Técnico. “Atuava no levantamento de oferta e procedência de produtos comercializados no entreposto de Contagem”, explica.

Com satisfação, Ricardo conta que, em fevereiro de 1992, foi promovido a coordenador do setor de informações de mercado, cargo que ocupa até hoje. O funcionário é responsável pela apuração de informações para realização das estatísticas de comercialização do entreposto de Contagem da CeasaMinas. Dentre outras funções, coordena a atividade de lançamento das notas fiscais e romaneios de entrada recolhidos na portaria, de onde são extraídos indicadores como data, horário, tipo de veículo transportador, destino interno dos produtos, origem por município, produto, variedade, embalagem e quantidade. Ricardo coordena, também, a realização de pesquisa e lançamento de preços do setor de hortigranjeiros, de cereais e produtos industrializados, alimentícios e não alimentícios. É responsável pelo levantamento e atualização diária dos dados de oferta e preços dos 48 principais produtos, para alimentar o painel do MLP e o site CeasaMinas e pelo atendimento à imprensa e ao público nas solicitações relativas às informações sobre comercialização nas unidades da CeasaMinas.

Estrutura
O funcionário ainda se lembra de algumas dificuldades no começo da administração do entreposto. “Existia apenas um restaurante, funcionando durante o dia, enquanto o horário de trabalho era de 24 horas/dia, inclusive nos finais de semana. Outra dificuldade era o transporte coletivo que não atendia nossa necessidade”.

CeasaMinas
Ricardo destaca o sentimento de orgulho por ter contribuído para tornar a empresa, ao longo da vida, como uma central de abastecimento moderna, aberta e transparente. “A CeasaMinas é reconhecida como a mais diversificada e completa do país, a primeira em área construída no Brasil e a terceira no mundo”.

Expectativas
O coordenador acredita que, apesar dos desafios, a CeasaMinas deverá retomar o caminho do crescimento. “A empresa possui um comércio formado por empresários inovadores, produtores eficientes e um corpo técnico sério e profissional”