Prodal: Benefícios para entidades carentes

Na CeasaMinas, o Instituto CeasaMinas, por meio do Programa de Distribuição de Alimentos (Prodal – Banco de Alimentos) é o órgão responsável e legítimo pela coordenação e destinação, dos alimentos doados pelos lojistas, garantindo o controle e a segurança alimentar e implementando técnicas e procedimentos para reduzir o desperdício.
O Instituto CeasaMinas (PRODAL) passou por diversas reestruturações nos últimos anos. Hoje o instituto é uma organização da sociedade civil (OSC), tendo por associados e participantes do Conselho as entidades beneficiadas pelo mesmo. Dessa forma, os principais interessados no trabalho realizado passaram a ter poder de voto e a participar das decisões estratégicas e da gestão da entidade.

Doações
Os programas sociais do Instituto atingem hoje mais de 180 entidades sem fins lucrativos, distribuídas em mais de 20 municípios de Minas Gerais. São mais de 26.000 pessoas beneficiadas semanalmente com alimentação que vem das doações de lojistas e produtores da CeasaMinas.
No ano de 2018 foram doados para essas entidades, 1.482.270 kg de alimentos in natura e mais de seiscentas e trinta mil (630.000) refeições em forma de Mix de Legumes desidratados. O Mix de Legumes é um alimento produzido pelo Instituto, que tem por objetivo garantir uma alimentação balanceada e altamente nutritiva, além de muito saborosa e extremamente versátil. Com o MIX, as instituições conseguem preparar desde uma sopa até quibe, pizzas, pães, suflês e outras diversas receitas que usam o produto como base. Dessa forma, os beneficiados têm acesso a uma alimentação diversificada.

Parceria
O presidente do Instituto CeasaMinas, Ricardo Carnaval Furtado, destaca a importância da participação dos lojistas e produtores rurais do entreposto com a doação dos alimentos que são destinados para todas essas pessoas. “Precisamos que cada vez mais parceiros doadores acreditem e passem a fazer parte do projeto com doações de alimentos que perdem o valor comercial ou mesmo que estejam excedentes”.
Ricardo Carnaval explica que, com mais doações, o instituto poderá atender cada vez mais pessoas. “Hoje existem mais de 47 instituições na fila de espera para serem beneficiadas”.

Segurança
Outro fator importante é que doar através do instituto traz diversas seguranças para quem o faz. Uma doação direta para uma instituição representa um risco para quem doa, pois o mesmo será responsabilizado civilmente pela doação realizada. Além disso, as doações através do Instituto são controladas e cada instituição recebe de forma equilibrada aquilo que tem condições de consumir, evitando que o desperdício de alimentos seja simplesmente deslocado de lugar.

Como participar
Quem desejar conhecer o trabalho do Instituto ou passar a ser um doador, pode agendar um contato pelo telefone (31) 3399-3450. Mais informações e números de doações podem ser vistos no site www.iceasaminas.org.br.

 

Informação Retirada do Jornal da ACCeasa nº 167 | Julho de 2019
Clique aqui para ver a edição completa.