Confiança e trabalho

Edgar Barbosa e Sharley R. Silva
DIONÍSIO BARBOSA

Na CeasaMinas desde 1974

As memórias do comerciante Edgar Barbosa, um dos fundadores da empresa Dionísio Barbosa, remontam à sua infância. “Vim da roça e lá comecei a trabalhar já aos sete anos de idade. Somos nove irmãos e seis escolheram trabalhar na Ceasa. Dois irmãos fundaram a Cruzeiro do Sul, outros dois, a Legumes Barbosa e meu irmão, Pedro Dionísio Barbosa e eu, fundamos a Dionísio Barbosa em 1974”, explica. Edgar informa que sofreu recentemente a perda de dois irmãos que atuavam na CeasaMinas: Eimar Marcos Barbosa (Cruzeiro do Sul) e Lucimar Antônio Barbosa (Legumes Barbosa).
Trajetória
“Estamos aqui desde o primeiro dia da inauguração”, destaca Edgar, relembrando o início das suas atividades no entreposto. “Anteriormente trabalhávamos no Mercado Novo, na Rua Rio Grande do Sul. Primeiramente fomos alojados no MLP e, depois de um certo tempo, a Ceasa ofereceu aos empresários uma loja, quando viemos para a loja 30, no Pavilhão E”.
Desafios
Uma das primeiras dificuldades enfrentadas, de acordo com o comerciante, foi a falta de transporte. “Ninguém tinha carro ainda e era preciso vir de ônibus ou táxi”.
Outro desafio, para Edgar, era a escassez de produtos no estado. “Iniciamos com a comercialização de legumes em geral e era necessário buscar as mercadorias em São Paulo”, informa o comerciante, acrescentando: “Sofremos demais naquela época. A gente ia de ônibus para São Paulo e retornava nos caminhões carregados. Foi muito sofrimento para chegar até aqui”, conclui.
Parceria e evolução
“Equilíbrio, trabalho e honestidade são palavras que caracterizam a nossa sociedade”, destaca Sharley Ribeiro Silva, que se juntou aos dois irmãos, Edgar Barbosa e Pedro Dionísio Barbosa, na sociedade da empresa, há aproximadamente 20 anos. Sharley explica que a confiança recíproca foi o motivo da sociedade, que vem trazendo resultados positivos para a empresa. Sharley informa que a empresa também conta com o excelente trabalho de Flávia Renata Barbosa, nova sócia da Dionísio Barbosa, que muito contribui para o bom funcionamento da empresa. “Todos os dias aprendemos alguma coisa. Conversamos muito e considero meus sócios pessoas extremamente inteligentes e honestas. A confiança é uma virtude que não tem preço”, enfatiza Sharley.
Compartilhando a opinião do sócio, Edgar completa: “Durante esse tempo a empresa cresceu muito e temos espaço para mais desenvolvimento. Trabalhamos todos juntos, cada um fazendo a sua parte. Depois que o Sharley começou a trabalhar com a gente nos especializamos no comércio atacadista de tomate, inhame, gengibre e cará barbado”. O comerciante explica que a centralização em poucos produtos permite um melhor atendimento ao cliente, com o fornecimento de mercadorias de melhor preço e qualidade. “Fornecemos para supermercados, sacolões, cozinhas industriais e outros atacadistas”, informa.
Agradecimento
“Somos muito gratos à Ceasa”, afirma Edgar, completando: “De onde viemos, para nós, aqui é uma benção. Criamos nossos filhos, fizemos o patrimônio da família e construímos amizades. Tudo foi tirado daqui. Nossa família é muito respeitada e é referência na Ceasa”, destaca.
Sharley também deixa um agradecimento: “Gostaríamos de agradecer a Deus e a todos que fazem parte deste abençoado trabalho”.