Qualidade de Vida: Importância da fisioterapia para tratamento e prevenção de lesões

Segundo a definição de Fisioterapia da “Confederação Mundial para a Fisioterapia”, o papel do fisioterapeuta seria: “desenvolver, manter e restaurar a movimentação máxima e a habilidade funcional por toda vida (…) Isso inclui fornecer serviços em circunstâncias nas quais movimento e função sejam ameaçados pelo envelhecimento, lesão, dor, doenças, desordens, condições ou fatores ambientais”. Para a Fisioterapia, o movimento funcional de cada pessoa é fundamental no que significa ser saudável.

A Fisioterapia possui um vasto campo de atuação, desde a promoção da saúde através de campanhas e educação em saúde, prevenção de doenças por meio de orientações para uma vida saudável, como também reabilitação de órgãos, sistemas e funções.

Existem várias situações em que o fisioterapeuta pode ser fundamental, como pós-cirurgia, prática de atividades físicas, lesões musculares, dores articulares e prevenção. 

Tratamento e prevenção
Na CeasaMinas as patologias relacionadas à coluna vertebral são as mais prevalecentes, principalmente na coluna lombar, que, disparadamente, é a mais atingida, além das afecções dos ombros e joelhos que também ocorrem a níveis alarmantes.

O trabalhador não precisa estar lesionado para procurar a fisioterapia. Devido à complexidade do trabalho realizado na Ceasa, a prevenção às lesões se torna essencial na promoção da qualidade de vida e saúde. Através de uma avaliação detalhada da condição física de cada um, e exames complementares, é possível detectar fatores causadores de lesões e preveni-las. Para os profissionais e amadores do esporte em geral é oferecido um trabalho avaliativo e preparatório para ganho de força e flexibilidade.

Independentemente do tipo de lesão ou acometimento (neurológico, ortopédico, traumático, do esporte e trabalho, cardiológico, dentre outras), podem ser traçados objetivos e metas de tratamento para solucionar o problema ou minimizá-lo, restabelecendo assim a saúde física e consequentemente, a qualidade de vida.

William Cevidanes – Fisioterapeuta (Reabilittare – Serviços de Fisioterapia e Engenharia)

O fisioterapeuta William Cevidanes de Oliveira iniciou sua parceria com a ACCeasa no Posto de Saúde em 2009, com o objetivo de proporcionar melhor qualidade de vida aos trabalhadores, oferecendo um tratamento diferenciado, focado no problema individual, sem a necessidade de grandes deslocamentos. Associados da ACCeasa contam com uma tabela diferenciada para atendimento, sendo que alguns procedimentos, conforme convênio com a ACCeasa, são oferecidos gratuitamente para associados e seus dependentes.

• Fisioterapia Traumato-Ortopédica
• Fisioterapia do Esporte
• Fisioterapia Neuro Funcional
• Fisioterapia Cardiovascular
• Fisioterapia do Trabalho
• Fisioterapia na Reeducação Postural
• Massoterapeuta: Massagem relaxante, redutora, drenagem e pós-operatória

Agende sua avaliação: (31) 98893-0164

 

Informação Retirada do Jornal da ACCeasa nº 167 | Julho de 2019
Clique aqui para ver a edição completa.