O que são implantes dentários? Como funcionam?

A odontologia vem avançando a cada dia e uma dessas áreas é o implante dentário. Antes dessa evolução as pessoas possuíam apenas duas opções para substituir a perda de um dente: as pontes ou as próteses dentárias.

Atualmente, os implantes dentários não só tratam a perda de um elemento dentário, como servem de pilar para diversos tipos de próteses, para reabilitações simples e avançadas e para fixar próteses totais e removíveis.

Os implantes também beneficiam a saúde bucal porque não precisam ser fixados a outros dentes, como as pontes.

Como funciona
Por meio de cirurgia é instalado um pino de titânio para substituição da raiz de um dente. Esse pino é posicionado no osso maxilar, abaixo da margem gengival, e permite ao dentista montar dentes substitutos ou pontes para essa área. Os implantes dentários podem ser feitos de cerâmica ou acrílico, o que confere aos dentes artificiais um aspecto muito parecido com os dentes naturais.
A evolução não está relacionada apenas aos implantes e sim em suas técnicas de instalações, podendo ser feitos através de guias cirúrgicos, cirurgias sem corte e com extrema precisão. Para o sucesso do processo são fundamentais exames de imagem e o planejamento com o profissional.

Como a prótese fica fixa, muitos pacientes se sentem mais seguros e confiantes com ela.
De acordo com a American Association of Bucal and Maxillofacial Surgeons (Associação de Cirurgiões Buco-Maxilo Faciais dos Estados Unidos), o índice de sucesso médio de um implante dentário é de mais de 95%.

Prevenção
Alguns fatores primordiais como prevenção através de exames periódicos, limpezas e radiografias evitam problemas dentários e outros relacionados à saúde como um todo.
Sabemos que muitas doenças e enfermidades começam pela boca, gerando diversos transtornos, desde uma simples dor de dentes, até uma infecção de maior porte.
O cuidado relacionado com a prevenção e exames realizados pelo cirurgião dentista são fundamentais para a saúde.

LUCAS MICHIELINI DE FARIA
Cirurgião Dentista e especialista em implantodontia – Salutaris Odontologia

 

Informação Retirada do Jornal da ACCeasa nº 166 | Junho de 2019
Clique aqui para ver a edição completa.