Uniceasa realiza encontro do Curso de Agronegócio
28 de August de 2015

Uniceasa realiza encontro presencial do Curso Técnico em Agronegócio

 

Cerca de 100 alunos matriculados  no Curso Técnico em Agronegócio,realizado pelo UNICEASA,  participaram, no dia 22 de agosto, do primeiro encontro presencial. O curso é realizado em parceria do (SENAR), com UNICEASA/UNIFEMM e CEASAMINAS/ICEASAMINAS dentro da rede E-Tec Brasil, programa do Ministério da Educação.

 

De acordo com Célio Gomes Floriano, coordenador da unidade Uniceasa,  o encontro foi uma ótima oportunidade de integração de dois grupos (A e B) constituídos de 50 alunos, cada um, de se conhecerem melhor e de iniciarem a construção de um clima favorável para  uma longa e promissora caminhada na busca de conhecimentos para o pujante agronegócio brasileiro, que a cada dia, demanda mais profissionais com novos perfis, habilidades e competências.

A Coordenadora da rede E-Tec do SENAR, Aline Aparecida Silva Caetano evidenciou que o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, contribui para essa mudança há mais de 23 anos, com ações de Formação Profissional Rural e atividades de Promoção Social. Esclareceu dúvidas, anotou sugestões e ministrou a aula de Ambientação em Educação a Distância.

 

O Professor José Bismarck Campos ministrou a primeira aula de Introdução à Informática evidenciando a importância das tecnologias de comunicação, que é um conhecimento indispensável, fácil e acessível a todos. Permite ganhos que vão desde o aumento do poder de barganha e o acesso a melhores preços, até mudanças comportamentais.  “A internet pode nos auxiliar a fazer mais, com menos no agronegócio. Informação é poder e nenhum outro meio é tão eficiente nisso como a comunicação móvel”.

 

Foram apresentados, também, números que mostram que  o agronegócio é a atividade de maior dinamismo e de geração de oportunidades no Brasil:

 

1) PIB de R$ 1,18 bilhões, que representa 23% da economia brasileira.

2) Exportações no valor de US$ 96,8 bilhões, que representou 43% da balança comercial brasileira em 2014.

3) Aproximadamente 30 milhões de pessoas trabalham no agronegócio, representando 30% do pessoal ocupado do País.

4) A Produção brasileira de grãos, oleaginosas e fibras passou, nos últimos 15 anos,  de 83,0 para 208,8 milhões de toneladas, crescimento de 151,6%. No mundo, neste mesmo período, a produção passou de 2,40 para 3,26 bilhões de toneladas, incremento de apenas 35,8% (USDA).

5) A Produção brasileira de leite no período de 2000 a 2015,  passou de 19,8 para 38,4 bilhões de litros (previsão), crescimento de 93,9%. No mesmo espaço de tempo a produção mundial passou de 579,5 para 805 bilhões de litros (FAO), crescimento de 38,9%.

6) A produção de carnes no Brasil nestes últimos 15 anos passou de 15,7 para 27,9 milhões de toneladas, ampliação de 77,7%, enquanto a produção mundial, no mesmo período passou de 201,1 para 283,3 milhões de toneladas. Incremento de 40,9%.

7) A produção de cana de açúcar no Brasil, nesse período, passou de 326,1 para 703,2 milhões de toneladas (IBGE), crescimento de 156,4%, enquanto a produção mundial, passou de 1,24 para 1,88 bilhões de toneladas. Incremento de 51,6%.

As exportações do agronegócio brasileiro cresceram mais de 3 vezes nestes últimos 15 anos.Passaram de 44,57 para 147,80 milhões de toneladas.

O Brasil conta com a melhor tecnologia de clima tropical do mundo e é um dos raros países capazes de incorporar novas áreas à atividade agrícola. Apresenta ainda boa topografia, clima variado e excelente luminosidade.

Por esta exposição constatamos que o agronegócio é a principal locomotiva da economia brasileira, abrange um vasto campo de operações que demandam constantemente evolução em conhecimentos e inovações.

 

Fonte: Célio Gomes Floriano –  coordenador da unidade Uniceasa

 

foto-1

Aula de iniciação a informática com Professor José Bismarck Campos

 

foto-2

Aula de ambientação com Professora Aline Aparecida Silva Caetano

ACCeasa® 2018 - Todos os direitos reservados - Site desenvolvido por Galpão 33
Rodovia BR 040 - Km 688 Ed. Acceasa - Bairro Guanabara - Contagem/MG - CEP: 32145-000
Gommo Tecnologia Amplementa Agência Digital