Trecho da BR-040 na RMBH será palco de simulado de acidente com carga perigosa
22 de September de 2017

Operação, que poderá ser acompanhada pela imprensa, será realizada pela Via 040 em parceria com órgãos de trânsito e outras instituições; serão executadas manobras como contenção de produto inflamável e resgate de vítimas.

 

20 de setembro de 2017 – A Via 040, em parceria com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), Corpo de Bombeiros, SAMU e Secretaria de Meio Ambiente do Estado de Minas Gerais, realizará no próximo sábado (23/9), a partir das 10h, uma operação simulada de acidente envolvendo produtos perigosos e resgate de vítimas. O treinamento ocorrerá no Km 528 da BR-040, pista marginal sentido Brasília, nas proximidades da Central de Abastecimento de Minas Gerais (CEASA-MG).

 

A realização de treinamentos para enfrentamento de ocorrências de alta complexidade é uma forma de aperfeiçoar a preparação das equipes de atendimento e resgate da Concessionária e a integração e alinhamento com outros órgãos que também atuam nesse tipo de evento. Serão colocados em prática procedimentos como o Plano de Atendimento de Emergência, Plano de Gerenciamento de Risco e Procedimento de atendimento a Incidentes com Produtos Perigosos.

 

A SIMULAÇÃO

 

O exercício envolverá um caminhão-tanque com carga simulada de gasolina e dois veículos de passeio. A operação simulará a ocorrência de colisões entre os veículos e posterior vazamento da carga líquida. Serão realizadas manobras como interdição da pista marginal, implantação de sinalização especial, isolamento da área, resfriamento e contenção da carga dispersada, resgate de vítimas e atendimento clínico de feridos com gravidade alta, média e leve, além de mitigação de riscos ambientais. Durante o exercício, o tráfego sentido Brasília fluirá normalmente pela pista principal da rodovia.

 

A Via 040 empregará na operação viaturas de inspeção, ambulâncias de resgate e guinchos, totalizando cerca de 20 profissionais. Também participarão viaturas do Corpo de Bombeiros, da PRF, do SAMU e do Núcleo de Emergências Ambientais do Estado de Minas Gerais. As equipes envolvidas no simulado serão completadas por participantes da Associação Brasileira de Medicina de Emergência (ABRAMEDE) e do Laboratório de Simulação Realística da Faculdade de Minas (FAMINAS).

 

 

SERVIÇO

– Simulado de Acidente com Carga Perigosa
– Local: Km 528 da BR-040, pista marginal sentido Brasília, próximo à CEASA-MG
– Data: 23/9/2017
– Horário: 10h
– Observação: haverá local para parada segura de veículos que irão assistir ao evento, próximo às empresas Cargolift e Megafort, logo antes do local da simulação.

 

ACCeasa® 2018 - Todos os direitos reservados - Site desenvolvido por Galpão 33
Rodovia BR 040 - Km 688 Ed. Acceasa - Bairro Guanabara - Contagem/MG - CEP: 32145-000
Gommo Tecnologia Amplementa Agência Digital