Trecho da BR-040 na RMBH será palco de simulado de acidente com carga perigosa

22 Sep, 2017 | Noticias

Operação, que poderá ser acompanhada pela imprensa, será realizada pela Via 040 em parceria com órgãos de trânsito e outras instituições; serão executadas manobras como contenção de produto inflamável e resgate de vítimas.

20 de setembro de 2017 – A Via 040, em parceria com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), Corpo de Bombeiros, SAMU e Secretaria de Meio Ambiente do Estado de Minas Gerais, realizará no próximo sábado (23/9), a partir das 10h, uma operação simulada de acidente envolvendo produtos perigosos e resgate de vítimas. O treinamento ocorrerá no Km 528 da BR-040, pista marginal sentido Brasília, nas proximidades da Central de Abastecimento de Minas Gerais (CEASA-MG).

A realização de treinamentos para enfrentamento de ocorrências de alta complexidade é uma forma de aperfeiçoar a preparação das equipes de atendimento e resgate da Concessionária e a integração e alinhamento com outros órgãos que também atuam nesse tipo de evento. Serão colocados em prática procedimentos como o Plano de Atendimento de Emergência, Plano de Gerenciamento de Risco e Procedimento de atendimento a Incidentes com Produtos Perigosos.

A SIMULAÇÃO

O exercício envolverá um caminhão-tanque com carga simulada de gasolina e dois veículos de passeio. A operação simulará a ocorrência de colisões entre os veículos e posterior vazamento da carga líquida. Serão realizadas manobras como interdição da pista marginal, implantação de sinalização especial, isolamento da área, resfriamento e contenção da carga dispersada, resgate de vítimas e atendimento clínico de feridos com gravidade alta, média e leve, além de mitigação de riscos ambientais. Durante o exercício, o tráfego sentido Brasília fluirá normalmente pela pista principal da rodovia.

A Via 040 empregará na operação viaturas de inspeção, ambulâncias de resgate e guinchos, totalizando cerca de 20 profissionais. Também participarão viaturas do Corpo de Bombeiros, da PRF, do SAMU e do Núcleo de Emergências Ambientais do Estado de Minas Gerais. As equipes envolvidas no simulado serão completadas por participantes da Associação Brasileira de Medicina de Emergência (ABRAMEDE) e do Laboratório de Simulação Realística da Faculdade de Minas (FAMINAS).

SERVIÇO

– Simulado de Acidente com Carga Perigosa
– Local: Km 528 da BR-040, pista marginal sentido Brasília, próximo à CEASA-MG
– Data: 23/9/2017
– Horário: 10h
– Observação: haverá local para parada segura de veículos que irão assistir ao evento, próximo às empresas Cargolift e Megafort, logo antes do local da simulação.