Prefeitura de Contagem e entreposto debatem redução do “Custo CeasaMinas”

22 Jan, 2018 | Noticias

O Prefeito de Contagem, Alex de Freitas não compareceu ao encontro marcado com representantes da ACCesa, CeasaMinas e lojistas, marcado para o último dia 11 de janeiro, no entreposto. Representando o Município, compareceram os secretários municipais de Desenvolvimento Econômico, SaintClair Schmiett Terres, de Meio Ambiente, José Roberto Garbazza Santos, Adjunto de Fazenda, Camilo Cândido Araújo Júnior, de Transportes, Gustavo Gomes Peixoto e o Procurador Chefe da Fazenda, Armênio Fantini Júnior. Na pauta das discussões o estudo, a organização e a assinatura de um convênio formal, com respaldo legal, que seja do interesse, gere benefícios e estreite, de forma produtiva, as relações entre município e mercado.

Em seu discurso, o Presidente da ACCeasa, Emílio Brandi, afirmou que o objetivo do encontro era tomar um café com o Prefeito, para que ele pudesse conhecer os integrantes da comunidade CeasaMinas, como dirigentes, lojistas e parceiros. E na oportunidade, com bastante objetividade, apresentar os números que ilustram a situação econômica e financeira do entreposto e comprovem a real dimensão da sua contribuição para o desenvolvimento do Município de Contagem. “Esperávamos conseguir agilizar as demandas que estamos discutindo desde o segundo semestre de 2017 e que estamos tendo uma abertura por parte da Prefeitura de Contagem que antes de 2017 não havia”, disse o Diretor Administrativo Financeiro da CeasaMinas, Juliano Maquiaveli.

 

Custo CeasaMinas

Maquiaveli informou que, nos últimos anos, vem tentando reduzir o “Custo CeasaMinas” para promover o crescimento do entreposto. “ Reduzir esse custo significa atrair novos negócios e impedir que outros transfiram as sedes de suas empresas para cidades vizinhas, que oferecem mais benefícios., afirmou. Para ele, a Ceasa não é um lugar somente de entidades privadas, se tornou quase um bairro, totalmente aberta à população, onde circulam cerca de 70 mil pessoas por dia e isso gera despesas de manutenção. “Hoje mantemos serviços que beneficiam toda a comunidade do entorno, como o Delegacia de Polícia Civil, Cavalaria, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar de Minas Gerais, agencia de Correios, Casa Lotérica, Agências Bancárias, lanchonetes e Fast-food, Farmácia, Além do Banco de Alimentos (Prodal), que beneficia pessoas em situação de risco social, famílias e organizações sociais”, lembrou Juliano. Além de todas as entidades acima citadas, uma das prioridades para 2018 é a implantação do Projeto Logístico da CeasaMinas, que pretende resolver questões como trânsito e revitalização local e mais vagas de estacionamento.

De acordo com o Diretor, o orçamento anual de despesas com manutenções como: Serviço de Limpeza e Coleta Lixo, Aterro Sanitário, Manutenção Asfáltica, Segurança que envolve os bairros no entorno, etc: são da ordem de R$7 milhões/ ano e por isso acreditamos que gostaríamos de contar com o apoio da Prefeitura para uma ajuda como por exemplo: a manutenção asfáltica e sinalização do entreposto, mas estamos abertos à novas propostas. Houveram várias reuniões, mas falta efetivar resultados”. Para o Diretor Financeiro da ACCeasa, Luiz Fernando Campos, “diante do volume de impostos de ICMS e taxas pagas pela CeasaMinas, concluímos que precisamos receber um mínimo de contrapartida do município.”

 

 

Expectativas para 2018

 Em suas palavras, o Secretário Municipal de Desenvolvimento Urbano, Saint Clair Torres, disse que reconhece a importância da CeasaMinas no contexto municipal. “Precisamos mesmo deixar claro o que poderá ser feito e o que não será possível resolver”, declarou. O secretário prometeu proatividade por parte da prefeitura, que segundo ele, dará o retorno, o mais breve possível.  “Estou assumindo esse compromisso  aqui, hoje com vocês e tenho certeza de que o Prefeito apoiará nossas decisões. Proponho uma força tarefa para levantar, analisar e apresentar soluções para todas as questões solicitadas, como coleta de lixo, manutenção asfáltica e alvarás de funcionamento aos lojistas.

Durante a reunião, os empresários da CeasaMinas tiveram a oportunidade de manifestar suas solicitações. O Presidente da Tambasa, Ivan Trivellato, reafirmou sua esperança, em 2018, no ritmo do crescimento econômico, previsto para a CeasaMinas: entre 10 e 13%. “Esperamos que nossos governantes conduzam esse processo promovendo a confiança dos investidores no País, e mantenham e aumentem os investimentos financeiros e que, após as eleições, os novos sucessores façam uma política coerente. “Para nós, da Tambasa, em 2018, a previsão do nosso faturamento é de cerca de 3 bilhões de reais”, anunciou.

Em suas colocações aos representantes da Prefeitura, o diretor da Estoril Comércio e Importação (Pachá Alimentos), Pedro Pachá, pontuou algumas questões que ele espera serem resolvidas no mercado: Projeto Logístico e ações de marketing, para modernizar e dar visibilidade à Ceasa.

Já o diretor da Benassi Minas, Laerte Gestich, disse que o reconhecido modelo de funcionamento,  no Estado, de toda a infraestrutura da CeasaMinas, deve ser motivo de orgulho por parte do município de Contagem. “Fica aqui o meu apelo para que nossa solicitação seja, finalmente, atendida”, pediu. Enquanto Marcelo Lana, da CeasaMinas pediu celeridade no processo de parceria.

Encerrando a reunião Emílio Brandi pediu aos secretários que é importante informar ao Prefeito, que a ACCeasa representa todos os associados, que cobram soluções, como uma redução no custo Ceasa. Brandi reconheceu  e agradeceu o canal de comunicação aberto que a Prefeitura de Contagem vem mantendo com o entreposto, bem  diferente das administrações anteriores. “Fica aqui um novo convite para a visita pessoal do Prefeito de  Contagem, Alex de Freitas, para conhecer os comerciantes e o entreposto. Agradeço também a presença dos associados e conselheiros que estiveram presentes. Além dos secretários municipais da Prefeitura de Contagem, de Dirigentes da ACCeasa e da CeasaMinas, participaram do encontro comerciantes, lojistas e parceiros do entreposto.