OUVIDORIA CEASAMINAS
09 de February de 2017

A Ouvidoria da CeasaMinas encerrou o ano de 2016 com 90 manifestações, o que inclui sugestões, solicitações, reclamações, elogios e denúncias, demandadas por produtores rurais, comerciantes, carregadores, funcionários e demais usuários. Além de permitir aumentar a transparência das empresas, o serviço funciona como ferramenta para auxiliar gestores na tomada de decisões. Na CeasaMinas, a Ouvidoria completou 10 anos em junho do ano passado.

 

As demandas do público podem ser enviadas pela internet, e-mail, telefone, correspondência, pessoalmente ou por formulário impresso em caixas de coletas distribuídas nas unidades da CeasaMinas em Contagem, Uberlândia, Juiz de Fora, Governador Valadares, Caratinga e Barbacena.

 

O balanço da Ouvidoria em 2016 aponta que 56% das manifestações foram referentes a reclamações, seguidas pelas solicitações (24%); denúncias (16%); sugestões (2%) e elogios (2%).

 

Segundo a ouvidora da CeasaMinas, Arlene Vilela, as demandas ligadas principalmente a reclamações e denúncias revelam que o serviço tem conquistado a confiança junto ao público. Ela ressalta ainda a importância da Ouvidoria para a gestão da empresa. “Essas demandas podem orientar os gestores quanto à prioridade a ser dada a alguns temas, visando aperfeiçoar os serviços prestados pela estatal”.

 

Entre os temas demandados à Ouvidoria, a maioria se enquadra na categoria “Administrativo”, com 46,67% do total. Dentro desse tópico, estão questões ligadas, por exemplo, a transporte, segurança e demandas encaminhadas por ouvidorias de outros órgãos, como o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

 

A forma de contato mais utilizada foi o e-mail (58%), mas em 2016 destacou-se também o aumento da participação dos atendimentos pessoais em relação a 2015, de 5% para 10% das manifestações.

 

No ano passado, os comerciantes foram o segmento de público que mais acessou a Ouvidoria, sendo responsável por 38,8% das manifestações, merecendo destaque também o grupo dos cidadãos em geral (33,3%).

 

E-SIC

O Sistema Eletrônico do Serviço de Informações ao Cidadão (e-SIC) é outro canal de que dispõe o público para requerer dados da CeasaMinas, bem como de outros órgãos e entidades do poder executivo federal. Por meio do site esic.cgu.gov.br, qualquer pessoa, física ou jurídica, pode encaminhar pedidos de acesso à informação, acompanhar o prazo e receber a resposta da solicitação realizada. De acordo com o site, o cidadão ainda pode entrar com recursos e apresentar reclamações sem burocracia.

 

A utilização do e-SIC é a forma pela qual os cidadãos podem usufruir de direitos previstos na Lei nº 12.527/2011 (Lei de Acesso à Informação – LAI), a qual regulamenta o direito constitucional de obter informações públicas. Essa norma criou mecanismos que possibilitam a qualquer pessoa, física ou jurídica, sem necessidade de apresentar motivo, o recebimento de informações públicas dos órgãos e entidades. A lei vale para os três poderes da União, Estados, Distrito Federal e Municípios, inclusive aos Tribunais de Conta e Ministério Público.

 

PARA UTILIZAR O E-SIC, ACESSE: esic.cgu.gov.br

 

SAIBA COMO UTILIZAR A OUVIDORIA DA CEASAMINAS

 

INTERNET
– Formulário de Atendimento Eletrônico
– E-mail: ouvidoria@ceasaminas.com.br

 

TELEFONE
– Atendimento telefônico gratuito através do número 0800 286 2267, no horário de 8h às 12h e de 13h às 17h, ou por meio de fax (31) 3399-2044.

 

CORRESPONDÊNCIA
– As manifestações dos cidadãos podem encaminhadas por correspondência para o seguinte endereço:

 

Ouvidoria CeasaMinas
Rodovia BR 040 Km 688 – Prédio da Administração
Bairro Guanabara
Contagem/MG – CEP 32.145.900 – Caixa Postal 1211

 

CAIXAS DE COLETA
– As manifestações podem ser preenchidas em formulário próprio e depositadas nas caixas de coleta da Ouvidoria localizadas em alguns setores estratégicos da CeasaMinas, bem como em todos os Mercados Livres do Produtor (MLP?s), nas unidades de Contagem, Barbacena, Caratinga, Juiz de Fora, Governador Valadares e Uberlândia.

 

PESSOALMENTE
– Os cidadãos podem se manifestar pessoalmente, falando diretamente com o Ouvidor. Basta se dirigir à Ouvidoria, no prédio da Administração da CeasaMinas nos horários de atendimento, ou agendar visita pelo telefone (31) 3399-2044.

 

Outras informações:
Fonte: Decom CeasaMinas – www.ceasaminas.com.br

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