G-7 Contagem participa da revisão do Plano Diretor

24 Aug, 2017 | Destaques, Noticias

Em mais uma etapa da discussão sobre as demandas apresentadas pelo G-7 Contagem e as propostas da administração para revisão do Plano Diretor do município, o secretário de Desenvolvimento Econômico, René Vilela destacou a importância do grupo nesse “esforço para recolocar a região no cenário que, antes, ocupava não só na Região Metropolitana, mas também nos níveis estadual e nacional”.

Nessa reunião de trabalho, no CIEMG, na sexta-feira, dia 18, o secretário definiu a plataforma de desenvolvimento sustentada por três tripés: econômico, social e ambiental. A proposta de política ambiental, sob elaboração, “tem como ponto de partida os recursos hídricos do município, considerado a caixa d’água da Região Metropolitana de BH”, destacou.

O destaque é a requalificação econômica da Vargem das Flores. Isso será possível ao compatibilizar instrumentos para a proteção, conservação e preservação dos mananciais, do solo e da vegetação. Além disso, vamos impulsionar a ocupação sustentável da área e incorporar os ativos como mecanismos para o desenvolvimento econômico e social da população local.

A regularização fundiária “é crucial não só para a região de Vargem das Flores, mas para todo o território do município”, alertou Rogério Lisboa sobre a importância estratégica da área como centro de captação e abastecimento de água para Contagem e RMBH .

A melhoria da infraestrutura e a desburocratização dos processos e licenças para atrair e incentivar a permanência de empresas da indústria, comércio e serviços em Contagem também foram aspectos destacados pelo secretário. Paralelamente “estão em andamento os entendimentos com órgãos estaduais para readequar, revitalizar e fomentar as atividades” nos polos econômicos e distritos industriais, com atenção ao “Juventino Dias”, anunciou.

Os setores econômicos e a sociedade vão se surpreender, anunciou José Roberto Gabazza, secretário de Desenvolvimento Urbano sobre o investimento de R$ 35 milhões no projeto de mobilidade que, entre outras melhorias, prevê a retirada de 30 a 35% do tráfego da Av. João César de Oliveira com a construção/integração entre o Terminal de Integração/Estação Rodoviária/Metrô Eldorado.

Sobre a política de fomento à indústria, o documento analisado com o G-7 prevê, entre outros aspectos, “identificar as necessidades e promover a articulação com órgãos e entidades públicos e privados para a realização de cursos e treinamentos visando à capacitação de novas tecnologias”.

Para o setor de comércio e serviços, o plano prevê, entre outros aspectos, políticas públicas de estímulo à abertura de novas oportunidades de negócios e também o desenvolvimento de micro e pequenos empreendedores.

O G-7 Contagem – integrado por representantes dos diversos setores da sociedade, criado com o propósito de contribuir para o desenvolvimento econômico e social do município – está participando das pré-conferências para revisão do Plano Diretor.