G-7 Contagem

9 Oct, 2017 | Noticias

É a promessa do prefeito Alex de Freitas sobre uma das principais demandas do G-7

A necessidade de uma resposta efetiva às demandas apresentadas pelo G-7 Contagem ao prefeito Alex de Freitas, no início de sua gestão, levaram o grupo – constituído por entidades representativas dos diversos setores da sociedade – a solicitar uma agenda, atendida na quarta-feira, 4, na sede da administração municipal.

Apesar das dificuldades que conhecemos, o grupo reconhece a importância “de caminhar junto com a administração municipal, mas precisamos de respostas às demandas apresentadas”, registrou Sanders Alves Augusto, presidente do G-7 e também da OAB – Ordem dos Advogados do Brasil – Subseção Contagem, nessa reunião de trabalho. “Contamos com seu empenho para que juntos, iniciativa privada e governo, possamos avançar em conquistas importantes para o desenvolvimento do município”, destacou.

O grupo, que foi criado com o propósito de contribuir para o desenvolvimento econômico e social do município, por meio da apresentação de demandas e soluções “precisa dar respostas à sociedade”, reforçou Egmar Panta, presidente da ACIC – Associação Comercial e Industrial de Contagem. Todos os pontos apresentados foram combinados e quando “as coisas não acontecem, somos cobrados”, disse Rogério Lisboa, secretário-geral da OAB sobre as principais demandas.

O prefeito disse estar convencido da importância de uma das principais demandas, a criação do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social – Codecon, segundo o modelo que funciona em Maringá, com a participação de todos os setores da sociedade. “Com a contribuição do G-7, vamos enviar o projeto à Câmara Municipal ainda esse ano”. Ele também garantiu a participação do G-7 no COEMP – Comitê Executivo de Monitoramento de Processos de Licenciamento, já na sua próxima reunião.

Sobre a demanda do G-7 para resgate da pujança do município via, entre outras medidas, a revitalização das áreas industriais, o prefeito Alex de Freitas anunciou que, de acordo com sua última reunião na Codemig, o Distrito Industrial Juventino Dias, o primeiro do país, será municipalizado até o final do ano.

A concessão de “alvarás na hora” está avançando, “graças a uma parceria com o Sinduscon” anunciou Alex de Freitas ao grupo que também cobrou a aprovação do Plano Diretor “que está avançando, mas não tão rápido quanto eu gostaria”, registrou Alex de Freitas.

Ainda sobre o Plano Diretor, o prefeito pediu e recebeu o apoio do grupo para a questão de Várzea das Flores. “Estamos buscando também recursos internacionais a fundo perdido para o plano de sustentabilidade da região”, que prevê a recuperação de mananciais e o replantio de árvores, entre outras ações. “Avançamos muito em nossas negociações com o município de Betim, onde está a área mais nobre da represa e, acredito, com a contribuição do G-7, o Plano Diretor será concluído ainda em 2017”.

“A Regularização Fundiária é uma grande bandeira, que vai resgatar a dignidade das famílias, mas faltaram recursos e essa pauta ficou para o próximo ano”, informou o prefeito, ao anunciar Praça da Jabuticaba como o ponto central de uma grande festa de Natal “para resgatar a autoestima das famílias e cidadãos de Contagem”.

Sobre a mobilidade urbana, Alex de Freitas destacou a pavimentação de 115 km de vias urbanas e a vinda a Contagem do ministro das Cidades, no dia 30 “para anunciar a liberação de recursos para a construção da Estação Nova Eldorado, além de continuar buscando outras fontes para a execução de outros projetos que mudarão a rotina e a qualidade de vida no município”.

Integram o G-7 Contagem: CIEMG – Centro Industrial e Empresarial de Minas Gerais, ACIC – Associação Comercial e Industrial de Contagem, CDL Contagem – Câmara de Dirigentes Lojistas, ACCEASA – Associação Comercial da Ceasa-MG, OAB – Ordem dos Advogados do Brasil Subseção Contagem, CREA Contagem – Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Minas Gerais, CRCMG – Conselho Regional de Contabilidade de Minas Gerais.