Com o Mais Gastronomia, Minas Gerais é o Estado que mais investe no setor, no país

29 Nov, 2017 | Destaques, Noticias

Minas Gerais é um Estado famoso e reconhecido pela sua culinária tradicional e pela sua produtividade em setores como agropecuária, alimentos e bebidas. Esse contexto levou o governo mineiro, junto com Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Codemig), a criar o “Mais Gastronomia”, um programa para fortalecer toda a cadeia produtiva da gastronomia do Estado: da agricultura aos restaurantes, da produção artesanal de alimentos às grandes indústrias do setor.

E os números do segmento confirmam a importância da iniciativa. Minas Gerais é, por exemplo, o maior produtor de café e de leite no Brasil, com, respectivamente, 56,4% e 26% do total produzido. Além disso, tem o segundo maior rebanho bovino do país e conta com o trabalho de 390 mil agricultores familiares.

Promovendo a geração de empregos e renda, com desenvolvimento econômico e a atração de turistas e investimentos, o Mais Gastronomia mostra que tem todos os ingredientes para gerar resultados significativos.

Mineiraria

Entre as diferentes ações do programa, um dos destaques é a Mineiraria, um showroom da gastronomia mineira para eventos, mostras e troca de experiências, envolvendo a diversidade, produtos e modos de fazer, profissionais, produtores, pesquisadores e apreciadores. É um espaço com atividades de promoção, divulgação da gastronomia e culinária das diversas regiões de Minas Gerais, além de eventos, oficinas, cursos, exposições e demonstrações.

O Programa valoriza a agricultura familiar e apoia o pequeno agricultor e incentiva festivais gastronômicos em todo o Estado. Para citar os exemplos mais recentes do retorno do investimento no  Mais Gastronomia, destacamos a realização da Superminas 2017. O evento recebeu mais de 54 mil visitantes e gerou R$ 1,85 bilhão em negócios diretos, 8,9% a mais que no ano passado. Além disso, o Expominas recebeu a Semana Internacional do Café e a Mineiraria recebeu o Fartura BH e Kids, versão para crianças do Festival Gastronômico Fartura – Comidas do Brasil.

 

Fonte: Codemig