CAIXAS DE PAPELÃO

17 Aug, 2017 | Destaques, Noticias

Caixa de papelão ondulado é tema de evento na CeasaMinas

A CeasaMinas realizou na quarta-feira, 16/08, um encontro para debater o uso de caixas de papelão ondulado. Um dos destaques foi a palestra de Anita Gutierrez, do Centro de Qualidade, Pesquisa e Desenvolvimento da Ceagesp. “A embalagem é fundamental na oferta de um produto saboroso e seguro ao consumidor”, disse.

Segundo Anita, as principais causas da desvalorização dos produtos hortícolas possuem soluções simples, como a prevenção de danos mecânicos, que pode ser conseguida com os cuidados no manuseio e com o uso de uma boa embalagem. Uma das estratégias apontadas pela pesquisadora é o impedimento da reutilização de caixas descartáveis e de caixas plásticas sem higienização.

Esse é justamente o teor da Resolução Conjunta 1164/2011 da Seapa, IMA e CeasaMinas e da Instrução Normativa Conjunta 009/2002 da Sarc, ANVISA e Inmetro, que deram origem ao evento realizado pela CeasaMinas, cujo objetivo foi promover o diálogo entre produtores rurais, fabricantes de caixas de papelão ondulado e demais atores envolvidos no processo de adequação das embalagens.

O produtor de cenoura e beterraba de Carandaí, Sebastião Mário Vitorete, esteve presente no debate e contou sobre sua experiência. Ele trabalha na CeasaMinas desde a inauguração do entreposto, há mais de 40 anos, e trocou as caixas de madeira pelas de papelão há 10 anos. “Ela é mais higiênica e o peso não oscila, ao contrário da madeira”, relatou.

Já o produtor de tomate Adalto Azevedo, de Carmópolis de Minas, prefere as caixas de plástico. “Ela valoriza a mercadoria, atrai mais compradores. Inicialmente o custo parece maior, mas é diluído ao longo dos anos”, afirmou. O uso das caixas de plástico também é previsto, desde que elas sejam higienizadas após cada uso.

Também participaram do encontro representantes da Associação dos Produtores (Aphcemg), Cooperativa dos Produtores (Coophemg), Associação Comercial da CeasaMinas (ACCeasa), empresas fabricantes das caixas de papelão e a associação que os representa (ABPO – Associação Brasileira de Papelão Ondulado), Associação Mineira de Supermercados (AMIS), Diretoria de Vigilância em Alimentos da Secretaria de Saúde de Minas Gerais, Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) e Secretaria de Agricultura de Minas Gerais (Seapa).

Fonte: www.ceasaminas.com.br  – Departamento de Comunicação